Com o objetivo de informar e alertar a comunidade escolar e a sociedade contra a exploração do Trabalho Infantil, direcionados pela Secretaria de Educação, a nossa escola desenvolveu atividades relacionadas ao Programa PETECA, com oficinas informativas, produções de contos, poesias, cordéis, desenhos, teatro e músicas, fazendo-os perceber que os seus direitos são garantidos e que é preciso denunciar para que esse mal seja eliminado. No dia 13 de junho, no Centro Social Urbano houve a culminância, onde todas as escolas apresentaram os trabalhos realizados durante o semestre. Todas essas ações, contribuíram para conscientizar sobre os riscos do Trabalho Infantil, a importância de sua erradicação, fortalecendo as políticas públicas e garantindo os direitos da criança e do adolescente.
CORDEL
TRABALHO INFANTIL
7º B –
RICHARD FERREIRA OLIVEIRA
VAMOS ABORDAR UM TEMA
QUE DAR RAIVA ATÉ
EM FALAR
A EXPLORAÇÃO DAS
CRIANÇAS
ISSO TEM QUE
ACABAR
É TRISTE FALAR DE
UM ASSUNTO
QUE DÓI EM NOSSO
CORAÇÃO
VER CRIANÇAS
SOFRENDO
SEM NENHUMA MOTIVAÇÃO
CRIANÇAS SENDO
EXPLORADAS
POR ADULTOS SEM
CORAÇÃO
A UM TRABALHO
FORÇADO
AO INVÉS DE LHE
DAR A MÃO
QUANDO A CRIANÇA
TRABALHA
NÃO TEM TEMPO PRA
BRINCAR
PERDE O CAMINHO DA
INFÂNCIA
E SEU TEMPO DE
ESTUDAR
ELAS PRECISAM DA
ESCOLA
PRA NO FUTURO CHEGAR
TENDO O
CONHECIMENTO
PRA UM TRABALHO
DIGNO ARRUMAR
ESSA IDADE É PRA
CRIANÇA
FAZER TRAVESSURAS
E SONHAR
DEIXAR POR CONTA
DOS ADULTOS
A FUNÇÃO DE
TRABALHAR
É SEMPRE DEVER DOS
PAIS
OS SEUS FILHOS
EDUCAR
OFERECENDO UM TETO
ALIMENTAÇÃO E BEM
ESTAR
AS CRIANÇAS SÃO
TÃO FRÁGEIS
NÃO PODEMOS NEGAR
VAMOS FAZER NOSSA
PARTE
PRA SOCIEDADE
ACORDAR
NOSSO PAÍS VEM
BUSCANDO
ACABAR COM ESSA
AÇÃO
PUNINDO OS QUE
ABUSAM
DA PRÁTICA DA
EXPLORAÇÃO
PARA QUE ISSO
ACONTEÇA
AS LEIS TEM QUE
SER CUMPRIDAS
PARA QUE NOSSAS
CRIANÇAS
VIVAM DE VERDADE
SUAS VIDAS
O ATO DE ESTUDAR
É UM DIREITO
ADQUIRIDO
A CONSTITUIÇÃO É O
BERÇO
PARA TUDO SER
GARANTIDO
TUDO COMEÇA NO LAR
AMOR, CARINHO E
RESPEITO
SÃO VALORES QUE
ENSINAM
A TODOS O QUE É
DIREITO
RESPEITO PELAS
CRIANÇAS
QUE NÃO SABEM SE
DEFENDER
APROVEITANDO A
INFÂNCIA
BELA COMO TEM QUE
SER
É TRISTE VER AS
FAMÍLIAS
NESSA NOVA
FORMAÇÃO
SEM NENHUMA
ESTRUTURA
É CADA SITUAÇÃO
AS CRIANÇAS
EXPLORADAS
SE PRESTARMOS
ATENÇÃO
SÃO DE FAMÍLIAS
FORMADAS
SEM NENHUMA
INFORMAÇÃO
COMO VÃO ENSINAR
OS FILHOS?
SE NÃO TEM
FORMAÇÃO
NEM MORAL, NEM
SOCIAL
É ESSA A CONDIÇÃO
É CONDIÇÃO
LAMENTÁVEL
SEM PODER SE
SUSTENTAR
NO DESESPERO OU
MALDADE
ATÉ OS FILHOS
EXPLORAR
ESSAS PESSOAS
PRECISAM
CONHECER PRIMEIRO
A DEUS
PARA SABER QUE
FAMÍLIA
PROTEGE E CUIDA
DOS SEUS
E TEM AQUELES
ESPERTOS
QUE FICAM A
OBSERVAR
OFERECENDO AJUDA
PARA DEPOIS
EXPLORAR
QUE DEUS TENHA
MISERICÓRDIA
DESSAS CRIANÇAS
COITADAS
TOCANDO NO CORAÇÃO
DESSAS PESSOAS
MALVADAS
É CONHECIMENTO DE
TODOS
ESSE ASSUNTO EM
QUESTÃO
CABE SOMENTE A NÓS
TODOS
TOMAR UMA POSIÇÃO
OU DEFENDEMOS
ESSAS CRIANÇAS
OU VAMOS SE
ACOVARDAR
VIVENDO ESSA
VERGONHA
INCENTIVANDO A
CONTINUAR
COMO NÃO SOMOS
COVARDES
NÃO DEIXAREMOS
SOZINHOS
JÁ COMPRAMOS ESSA
BRIGA
PRA DEFENDER OS
BICHINHOS
ENCERRAMOS A
CONVERSA
COBRANDO A TODOS
UMA AÇÃO
QUE AS LEIS SEJAM
CUMPRIDAS
E QUEM EXPLORE VÁ
PARA A PRISÃO
CONTO
O SONHO DE RITA
9º B - ÂNGELO NEMÉSIO ALVES CARVALHO
Rita,
uma menina de dez anos, franzina e de olhar triste, sobrecarregada de compras
andava pelas ruas de Fortaleza às pressas, para chegar em casa e não apanhar de
sua madrinha. Nesse meio tempo ela pensava. “Por que a madrinha agia assim? Por
que tanta maldade?” Com uma expressão desolada parou por um instante e observou
as meninas vindo da escola, todas fardadas com os livros nas mãos brincando e
rindo. Sentiu uma inveja boa e ficou se imaginando junto delas conversando
sobre tudo que pode encantar uma menina.
Apressou os passos ao ouvir os
gritos da madrinha que vinha sem nenhum escrúpulo e a puxou bruscamente pelo
braço como se fosse arrancá-lo. Já em casa a madrinha parecia um general. Faz
isso, faz aquilo. Tudo sobre pressão; isso acontecia todos os dias. Mal tinha
tempo de comer e tomar banho direito. Era nessas horas que ficava imaginando
como seria bom está com seus pais. Eles eram pobres e bons. Tudo o que faziam
era sempre pensando num futuro melhor para ela. Foi exatamente por isso que a
deixaram morar com a madrinha.
A menina não aguentava mais aquela
vida miserável. Tantas promessas não cumpridas, tantas decepções... Planejou
fugir pelo muro. Estava quase conseguindo, quando levou uma pancada tão forte
que caiu no chão. Mesmo atordoada, percebeu que seu plano tinha ido de água a
baixo. A madrinha tinha descoberto tudo. Levou uma surra tão grande que chamou
a atenção dos vizinhos e, além disso, amarrou-a dentro de um quarto. Eles
ouvindo toda aquela gritaria e os maus tratos que já vinha acontecendo a algum
tempo, tomaram coragem e denunciaram ao
Conselho Tutelar. Imediatamente eles compareceram na casa dela e a encontraram
presa a uma cama chorando e muito machucada. Notificaram as lesões físicas e as
condições que vivia.
Entregaram a mulher as autoridades
responsáveis e ela como se nada tivesse acontecido, com aparência de uma pessoa
boa, contou histórias que não condizia com a verdade. Para alegria de Rita ela
foi devolvida para os seus pais que embora não fossem ricos, possuíam a maior
riqueza que alguém pode ter: o amor. Hoje, ela estuda numa escola pública e
pode realizar o seu sonho de brincar, sorrir e conversar com suas colegas como
também receber o carinho de seus pais, sabendo que seus direitos serão sempre
garantidos.
POESIA
TRISTE VIAGEM
7º
A – OLIMPIO BARBOSA DA SILVA NETO
VIAJAREMOS PARA UM MUNDO
ONDE POR IGNORÂNCIA
CRIANÇAS SOFREM ABSURDOS
E PERDEM SUA INFÂNCIA
ESSE MUNDO EM QUE IREMOS
NÃO É MUITO DIFERENTE
BASTA VOCÊ ABRIR OS OLHOS
ELE ESTÁ NA SUA FRENTE
NESSE MUNDO EM QUE MORAMOS
CRIANÇAS SOFREM EXPLORAÇÃO
PERDENDO SUA INFÂNCIA
E O RUMO DA EDUCAÇÃO
CRIANÇAS TRABALHAM DURO
NESSE MUNDO CRUEL
INVÉS DE SEREM ESTUDANTES
ASSUMEM ESSE TRISTE PAPEL
E DEPOIS DESSA VIAGEM
FAÇAMOS UMA REFLEXÃO
TRABALHO NÃO É PRA CRIANÇA
E SIM A EDUCAÇÃO.
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